quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Uma aluna muito especial

                  Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva 

Professor-cursista: Aparecida Lúcia Oliveira Reis
Formador: Sandra Maria Koch Syperregk

   1. Aluno:                           
         É uma aluna com deficiência múltipla, utiliza cadeiras de rodas e apresenta comprometimentos físicos, motores, e intelectuais. Alimenta através de sonda e se comunica através do olhar e do sorriso. Está matriculada no 2º período do Ensino Infantil e tem 6 anos de idade. A sua simpatia e a capacidade de superação contagia a todos os profissionais que com ela trabalham e convivem. Demonstra interesse e participa de todas as atividades desenvolvidas na escola. Adora música, história, parquinho, escrever e desenhar com os materiais adaptados. 

 2. Descrição da atividade planejada pelo professor
        Para superar a barreira da comunicação e para que a aluna pudesse expressar seus sentimentos, desejos e escolhas de acordo com o seu interesse, a partir de contextos reais, introduzimos a prancha de comunicação. Iniciamos o trabalho com objetos concretos e atualmente com os PECS de suas atividades preferidas na escola e a aluna sempre sinaliza o seu “SIM” com um sorriso e um olhar para a figura, e o “NÃO” balançando a cabeça para os lados. Assim ela sempre expressa o que deseja realizar na escola. Os cartões de comunicação são apresentados gradualmente e repassados à família, aos professores e colegas da turma para que todos possam usufruir deste recurso de comunicação. A prancha está sendo confeccionada numa pasta com plásticos e as figuras no tamanho 10/15.

3. Tecnologia Assistiva escolhida: CAA – Prancha de comunicação

4. Reflexão sobre a experiência:
         A aluna demonstra sempre muita motivação para comunicar com os outros, por isso não houve dificuldade na utilização deste recurso. É preciso que o professor de AEE esteja sempre atento à simbologia para que ela contemple o que a aluna está querendo comunicar e fazer sempre perguntas objetivas, com respostas SIM e NÃO. A prancha deverá ser feita “com a” aluna e não para o “para a” aluna, para que ela tenha significado e seja funcional nas situações e necessidades diárias da criança.
        Analisando o desempenho da aluna na utilização da prancha percebemos que ampliou a sua capacidade de se comunicar, a sua independência e autonomia nas decisões, elevou sua auto-estima, e propiciou melhores condições de aprendizado na escola. Assumindo a função de agente de comunicação com competência.  
         Na avaliação da competência operacional e funcional do recurso de CAA é necessário observar e registrar os avanços e as dificuldades da aluna, para aprimorá-lo e adequá-lo às suas reais necessidades. É um processo contínuo e dinâmico e de estreita parceria entre professor de AEE, professor comum, a família e os profissionais que atuam junto à criança.
          Com a futura instalação dos computadores na SRM teremos condições de aprimorar e enriquecer todo esse trabalho com a utilização dos recursos de CAA de alta tecnologia.   

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