quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto "Por uma biblioteca sempre viva"

Introdução:

“Quando é que a leitura contribui para o desenvolvimento da inteligência? Quando aquilo que se lê não é o ponto de chegada, mas o ponto de partida.
Ponto de partida para quê?
Para o nosso próprio ato de pensar. A gente lê os pensamentos dos outros para pensar pensamentos próprios.
Livro é comida. Ler é igual a comer. Leitura boa é aquela que torna a vida mais interessante. É preciso que o livro lido, comido, ruminado, se transforme em partes de nós mesmos. As palavras têm de ser transformadas em sangue.”
Rubem Alves

            O projeto “Por uma Biblioteca sempre viva” tem como meta formar o aluno-leitor para que ele possa ser introduzido ao mundo letrado com seus próprios pensamentos, de forma prazerosa, buscando sempre se informar e manter-se informado para participar efetivamente da sociedade, exercendo a sua cidadania. O desenvolvimento do trabalho durante todo o ano transcorreu em etapas, respeitando o interesse, as necessidades especiais e a faixa etária do público alvo, que são alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, propiciando atividades literárias, lúdicas e artísticas  de forma inclusiva.

Desenvolvimento
 Para o enfrentamento dos desafios que surgiram ao longo do trabalho foram utilizadas várias estratégias, e dentre as muitas, a primeira foi investir na formação continuada e participar assiduamente dos encontros mensais proporcionados pelo Grupo de Estudo- Dinamização de Leitura na Escola, no Centro de Formação do Professor- SME. As trocas de experiências possibilitaram superar os obstáculos com mais leveza e segurança. Quanto aos eventos, O Circuito de Leituras deu novo ânimo ao  trabalho e foi possível através de sua realização na escola envolver toda a comunidade escolar.
Dentro do contexto escolar de acordo com as possibilidades e potencialidades encontradas na trajetória do trabalho foram exploradas as diversas formas de linguagens e os diferentes gêneros textuais e literários, através da realização das oficinas literárias com as turmas e com os professores regentes, (contação de histórias, teatro, artes visuais e artesanato, música, dança, poesia, entre outros), e do empréstimo de livros.
A atuação e o trabalho do professor responsável pelo projeto é que dá sentido a existência de uma biblioteca na escola, sem esse profissional ela se torna um espaço ocioso e sem vida. Uma das dificuldades foi garantir a dedicação exclusiva do educador ao projeto devido às substituições frequentes na falta do professor regente. Isso inviabilizou o atendimento às outras turmas, dificultou o empréstimo de livros e impossibilitou também o registro e a organização do acervo.
Diante dos obstáculos, a superação e os resultados foram surpreendentes. Na realização do Circuito de Leituras foi notável a participação, o empenho e o interesse dos alunos  nas atividades artísticas e literárias desenvolvidas durante toda a semana, houve um grande envolvimento por parte de toda comunidade escolar. O Joca (mascote da biblioteca), a Chapeuzinho Vermelho e o Palhaço PAPALETRAS, participaram ativamente, animaram e deram um tom de suspense ao evento. Sentimos saudades quando o projeto terminou, e a Chapeuzinho Vermelho se despediu.
Foram positivos também a participação ativa e o interesse dos alunos com deficiência nas oficinas e eventos realizados durante o projeto. Diversas obras literárias de diferentes autores foram apresentadas, para atender a todo tipo de leitor e aproximá-lo cada vez mais do texto. Utilizando os recursos e materiais que dispúnhamos, e com muita criatividade construímos cenários, livros, cineminha, fantoches, máscaras, marionetes com o objetivo de diversificar  e enriquecer as atividades e as apresentações.
 O acesso democrático aos livros, ao mundo da leitura, da informação e do conhecimento despertou uma cultura de valorização da leitura na escola e na comunidade.
A avaliação do projeto foi feita através da observação e análise do interesse e empenho dos alunos durante a realização das atividades propostas durante todo o  trabalho, de forma contínua e processual. As modificações e ajustes foram feitos quando necessários.

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